Liberado o rebaixamento

Nova resolução do Contran

 

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou neste quarta-feria (26), no diário Oficial da União, a nova resolução que dispões sobre as regras para regularização de alterações na suspensão de veículos. Estas modificações significam que não seja somente permitido rebaixar o carro, mas também elevar a altura em relação ao solo de, por exemplo, um jipe ou caminhão.

A nova resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que proibia sistemas com regulagem de altura e exigia que constasse no CRLV (o documento do carro) a nova altura de rodagem, medida do solo ao ponto do farol baixo. 

Agora está liberado o uso de suspensões reguláveis para veículos com peso bruto total de até 3.500 kg, desde que a altura mínima de rodagem seja de 100 mm, medida do solo ao ponto mais baixo do chassi. Além da altura mínima, é preciso também que o conjunto de rodas e pneus não toquem em nenhuma parte da carroceria durante o teste de esterçamento.

Para alguns caminhoneriros que levantavam a traseira e baixavam a dianterira, a nova resolução determinou que o nivelamento da longarina do chassi não pode ultrapassar dois graus em uma linha horizontal. A intenção é que a inclinação máxima permitida deverá ser a variação natural da carroceria quando vazia ou carregada.

 
 

Carros & Cia

o fantástico mundo do automóvel

Entre em contato conosco:
(54) 3221 4600
contato@carrosecianews.com.br

   
Cadastre-se em nossa newsletter: