Estepe Com Aro Menor

E agora?

13/12/2012    ·    estepe menor,
 

É comum encontrarmos veículos com o estepe com um aro menor que os "originais". A prática é permitida não só no Brasil como em outros países, desde que as especificações de limite de velocidade e de carga do pneu reserva estejam determinadas no manual do proprietário.

A largura do estepe  pode ser menor, mas o perfil precisa ser igual ao dos originais. O perfil é a altura do pneu, determinada pela combinação da roda com a borracha. Isto para evitar uma descompensação do carro. O estepe menor costuma ser utilizado para não comprometer o tamanho do porta-malas. No entanto ele só deve ser usado no momento da emergência. Normalmente a velocidade máxima apontada com o uso desse tipo de estepe é de 80 km/h.

O Código de Trânsito determina o estepe como item obrigatório, porém não cita o tamanho determinado. Essa questão chegou a Brasília. Na Câmara dos Deputados há um projeto de lei que obriga o fornecimento do estepe na mesma dimensão das outras rodas. O documento já passou pelos representantes de direito do consumidor e é analisado pela Comissão de Viação e Transporte. Somente depois desse processo é que o projeto de lei será encaminhado para votação.

 
 
Ver mais artigos sobre: estepe menor ↑  Voltar para o topo
 

Carros & Cia

o fantástico mundo do automóvel

Entre em contato conosco:
(54) 3221 4600
contato@carrosecianews.com.br

   
Cadastre-se em nossa newsletter: