Entenda mais sobre a gasolina.

Combustível

22/04/2013    ·    gasolina, podium, aditivada,
 

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos sao, em geral, mais "leves" do que aqueles que compoem o óleo diesel, pois sao formados por moléculas de menor cadeia carbónica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém ainda compostos de enxofre, compostos de nitrogénio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentraçoes.   A faixa de destilaçao da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C. Atualmente sao produzidos diversos tipos de gasolina sendo utilizada tecnologia própria para fabricar as diversas fraçoes de petróleo constituintes da gasolina e misturá-las entre si e com os aditivos, através de formulaçoes convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto. No mercado nacional existem dois tipos principais de gasolina: A gasolina de 95 octanas e a Gasolina de 98 octanas, a sua diferença reside na eficiencia em geraçao de energia. Na gasolina com mais octanas a explosao é mais tardia, o que significa que esta é aproveitada no seu ponto crítico, previsto para retirar um maior rendimento. A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientaçao do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente, nos casos em que estas informaçoes nao estejam claras. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem (RON), cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina mais adequado dentre as opçoes disponíveis no país. Os tipos de gasolina sao oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em funçao de: Taxa de compressao do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressao dentro do motor. 

Octanagem
É a resistencia que a gasolina tem a auto-igniçao (detonaçao), o que pode levar a detonaçao localizada, causando perda de potencia e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistencia. A detonaçao é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico. Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustao e resiste a altas pressoes no interior dos cilindros, sem sofrer detonaçao. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressao, curvas de avanço de igniçao e tempo de injeçao. O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o "NO", mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte as altas compressoes sem sofrer a detonaçao. O número de octano de um combustível represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele. No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que sao: 

  • Gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela ). 

  • Gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul). 

  • Gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool ). 

  • Gasolina verde - cujo NO = 110 - 130. 

 

Gasolina Comum.

  • E a gasolina mais simples

  • Nao recebe nenhum tipo de aditivo ou corante

  • Por força de lei federal, a adiçao de 20% de álcool anidro.

  • Possui coloraçao amarelada. 

  • Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina. 

 

Gasolina Aditivada.

  • Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razao da presença de detergentes/dispersantes que mantem limpo o sistema de combustao, os bicos injetores e as válvulas do motor. 

  • Recebe adiçao de álcool anidro, conforme legislaçao vigente. 

  • Possui teor de enxofre = 1000 ppm. 

  • Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum. 

  • Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeçao eletrônica. 

 

Gasolina Podium. 

  • E a melhor gasolina do mercado. Possui uma octanagem superior as demais gasolinas encontradas no País, que proporciona um maior desempenho dos motores (índice Antidetonante = 95). 

  • Baixa formaçao de depósitos. 

  • Isenta de benzeno e menor teor de enxofre (30 ppm), permitindo uma reduçao das emissoes de poluentes no meio ambiente. 

  • Recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra. 

  • Recebe, por força de lei federal, a adiçao de 20% de álcool anidro. 

  • E alaranjada devido a adiçao de corante laranja ao AEAC. 

Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas a eficácia do desempenho é melhor percebida em veículos com motores equipados com sistema de injeçao eletrônica, sensor de detonaçao e alta taxa de compressao (maior que 10:1). 

 

Qual é a diferença entre a Podium e a Premium? 

A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium e menor teor de enxofre. A gasolina Premium está sendo substituída pela Podium nos Postos BR.

___________________________________________

Por Waldez Amorin - colabora com o Carros&Cia e escreve a seção autodefesa da Revista Quatro Rodas.


 

 
Ver mais artigos sobre: gasolina podium aditivada ↑  Voltar para o topo
 

Carros & Cia

o fantástico mundo do automóvel

Entre em contato conosco:
(54) 3221 4600
contato@carrosecianews.com.br

   
Cadastre-se em nossa newsletter: