Salão Duas Rodas - saiba o que rolou.

Harley - BMW - Ducati - DAFRA

Por Marcelo F. Rodrigues    ·    07/10/2015    ·    Salão Duas Rodas, motos, moto, ducati, bmw, harley, harley-davidson, dafra,
 

 

O Salão Duas Rodas 2015 é considerado o maior da América Latina - e um dos maiores do mundo. Abre as portas ao público hoje, (quarta 07) em São Paulo, exibindo os lançamentos do setor de motos do ano. Apesar de o segmento não estar vivendo um bom momento, a expectativa da organização é receber mais de 250 mil pessoas até a próxima segunda, feriado de 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Ontem (terça 06) foi um dia exclusivo para a imprensa, com as apresentações das marcas. O Carros&Cia acompanhou de perto toda a movimentação das montadoras sobre duas rodas. Destaque para a Honda com vários lançamentos (CB Twister, Africa Twin, SH300i), a BMW com uma estreia mundial, e várias boas novidades da Yamaha, Harley-Davidson, Ducati, e outras fabricantes. O salão também marca a estreia da americana Indian no mercado brasileiro.

Harley-Davidson

E a famosa Harley levou um choque. No melhor sentido da palavra. No meio do seu estande que, diga-se de passagem surpreendeu pelo estilo (aliás estilo é algo que a H-D tem de sobra) - havia uma ilha com sua moto elétrica. Pertencente ao projeto LiveWire e sem previsão de venda, ela não perde nenhuma característica da tradicional marca norte americana.  Claro, é mais “moderninha”. E não precisamos nos preocupar com o famoso ruído do ronco do motor: esta tem o som de uma guitarra elétrica. Particularmente a “LiveWire" chamou demais a minha atenção. Gostei mesmo!!!

 

Outra novidade da marca para o salão é a apresentação da nova linha 883, que chega com mudanças no design (com novas peças em preto) e cores e grafismos exclusivos para a linha 2016. Ela também passa a ser equipada com novas rodas de alumínio, que reduziram o peso da moto em 3,5 kg.

 

Por fim, a Harley teve a adoção de um motor de maior capacidade cúbica para a família Softail - modelos Fat Boy, Deluxe, Heritage e Breakout. Caracterizadas pelo duplo amortecedor traseiro "escondido" sob o motor, as motos passam de 1.600 para 1.700 cc, para oferecer mais potência.

 

BMW

A BMW surpreendeu em sua apresentação estreando um conceito mundial. E como se não bastasse de uma moto para acrobacias. Chamada de Concept Stunt G 310 ela possui características específicas para esse tipo de apresentação. A parte dianteira é rebaixada e a traseira elevada permitem mudanças rápidas de direção e uma condução dinâmica. 

Outra novidade do estande da marca alemã é a S1000 XR. Esta é a versão “turismo” da supernaked S1000 R, que por sua vez deriva da superesportiva S 1000 RR. O destaque da moto fica por conta do motorzão tetracilíndrico de 999 cc e nada menos que 160 cv de potência, com torque de 11,2 kgfm a 9.250 rpm. O câmbio é de seis marchas, com transmissão por corrente e rodas aro 17″. Equipamentos incluem modos de pilotagem (Rain e Road), controle de estabilidade (ASC), controle de tração (DTC) e sistema de freios ABS de última geração. Em sua estrutura, a S1000 XR conta com chassi de geometria exclusiva e quadro de alumínio, além da opção da suspensão eletrônica Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment), capaz de alterar o comportamento da moto entre mais conforto ou esportividade

 

DUCATI

A esportividade e, principalmente, o “radicalismo" são características incondicionais da belíssima Panigale, comprovado no motor mais potente do mundo dentro da sua categoria. A 1299 Panigale dispõe do motor Superquadro de 1.285 cm³, sendo o mais potente motor de dois cilindros produzido no planeta.

O novo kit eletrônico, projetado especificamente para a 1299 Panigale e integrado nos três diferentes Riding Modes, elevam ainda mais o seu desempenho. Graças à presença da Unidade de Medição Inercial (IMU), o Cornering ABS se torna disponível, junto com o Ducati Wheelie Control (DWC) e, na versão S, o Öhlins Smart EC, um sistema de controle baseado em situações de uso da suspensão.  Além disso, o Ducati Quick Shift (DQS) agora funciona durante a redução de marchas, melhorando o desempenho nas pistas e facilitando o seu uso diário.

    Scrambler Ducati

O conceito da Scrambler Ducati, em todos os modelos, é o de preservar a aparência contemporânea da icônica motocicleta fabricada pela Ducati nos anos 70, sem ser retrô. Foi projetada para ser exatamente a evolução do modelo fabricado no passado, como se a Ducati nunca tivesse parado de produzi-la. 

A família Scrambler, além da Classic, está completada com os modelos: Icon, Urban Enduro e Full Throttle.

    Multistrada

    A nova Ducati Multistrada 1200 surge reformulada e com o novo motor Testastretta DVT, que tem comando de válvulas variável, 160 cv e muita eletrônica embarcada. Uma das motos mais vendidas e versáteis da marca, a Multistrada conta com diferentes modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS e agora com piloto automático, assento com regulagem de altura e faróis de LED. Motor bicilíndrico em "L", tem duas válvulas por cilindro, 1198,4 cc e arrefecimento líquido. Na prática, ele garante um funcionamento mais linear em baixas rotações, porém sem prejudicar o desempenho em altos giros. São 10 cv e cerca de 10% de torque a mais que a versão anterior, agora de 13,9 kgfm. Com ajustes e novas tecnologias, a moto está menos brusca e 8% mais econômica. 

    Possui o sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS), que ajusta eletronicamente e em tempo real as suspensões Sachs (garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira). Espécie de suspensão ativa, a tecnologia DSS analisa dados fornecidos por sensores e calcula a atuação do amortecimento para obter o melhor resultado na absorção de impactos. Somam-se ao conjunto os freios ABS 9.1ME, da Bosch.

 

DAFRA

A scooter Fiddle III da Dafra destacou-se pelas características acentuadas “retrôs”. O porém disto tudo é que foi feito com bom gosto. Tente imaginar uma "lambreta mais moderna". 

Inspirado na tradição dos scooters europeus, o Fiddler apresenta pintura bicolor (preto/dourado e branco/vermelho), lanterna em LED e os itens de comodidade que já fazem parte dos scooters DAFRA, como porta-luvas com fechadura, entrada USB para carregar dispositivos como celular, painel completo e com LCD, amplo e confortável assento para piloto e garupa e espaço sob o banco para capacete.

 

Ducati Panigale

Ducati Panigale

Multistrada

Multistrada

Scrambler

Scrambler

Panigale 1299

Panigale 1299

Panigale 1299

Panigale 1299

BMW Stunt Concept

BMW Stunt Concept

Harley Iron 883

Harley Iron 883

BMW S 1000 XR

BMW S 1000 XR

Dafra Fiddle III

Dafra Fiddle III

 

Carros & Cia

o fantástico mundo do automóvel

Entre em contato conosco:
(54) 3221 4600
contato@carrosecianews.com.br

   
Cadastre-se em nossa newsletter: